Em meio a pandemia, adaptação para home office e crises, o Agro foi um dos setores que foi menos afetado. Todos param de andar de carro, param de abastecer, mas comida na mesa, não pode faltar.
Mudanças de hábitos que acompanham o lockdown e vivenciamos no dia a dia: ir ao mercado com mais frequência e optar por alimentos mais saudáveis, falta de produtos nas prateleiras, desafio na logística de distribuição de alimentos, aumento da produção de bens duráveis, super foods, alimentos inteligentes, avanços tecnológicos e importância da sustentabilidade.
Algumas startups como a FullDna, está trabalhando na possibilidade de geração de alimentos que possam melhorar a saúde das crianças, uma vez que indica tipos de alimentos adequados conforme DNA das crianças, e assim, estas possam crescem saudáveis e com competências potencializadas pela alimentação.
Outro caso, recente visto no sharktank, foi da Cycor, uma startup lab de Biotecnologia. Você já imaginou como seria se ao usar o ifood para pedir uma pizza e conseguisse sentir o cheiro da pizza. Sim, a Cycor está testando uma tecnologia em que muito breve isso já será possível!
Temos o caso por outro lado da Startup Ocean technology, que possui uma solução para neutralizar efeitos agressivos como os dos agrotóxicos em alimentos. Que bom seria, se todos os alimentos pudessem ser orgânicos e acessíveis.
Por outro lado, das empresas, uma das maiores cooperativas do Brasil, busca soluções como estas acima para testar, validar e investir em startups disruptivas no campo. O Digital Agro Connection é um programa de inovação aberta desenvolvido pela Frísia Cooperativa Agroindustrial. O objetivo é selecionar startups que possam revolucionar a maneira como nós plantamos, colhemos, produzimos e distribuímos nossos alimentos. Esta é uma das iniciativas de inovação aberta onde startups e empresas poderão contribuir para acabar com a Fome mundial!